domingo, 25 de maio de 2008

Como viver no mundo da moda e não ser vítima dele?


Fashion Victim, é a expressão usada para pessoas que são vítimas da moda, que seguem a risca todas as grandes tendências e não podem viver sem acompanha-las, mas o assunto que quero falar não é bem esse.

O tema do SPFW - "Motainai" pode ser traduzido por desperdício, mas é muito mais do que isso. É um modo de vida, uma atitude consciente de cuidado com tudo o que consumimos e tudo o que nos cerca.*

Esse tema é realmente um luxo, uma sacada e uma forma inteligente, pois além de homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil também transmite uma mensagem atual de conscientização. Parece meio contraditório o maior evento de moda do Brasil, que lança tendências de consumo e exala o cheirinho de coisas novas super bacanas resultando na vontade de comprar, comprar, comprar. É um velho pensamento errado de alguns consumidores de moda, achando que quanto mais estiverem com as últimas peças chaves de cada estação, mais antenada elas parecerão ser, mais atual, mais cool, mais tudoooo!!!

Na verdade, não é tão contraditório assim, uma vez que o mundo pede socorro, e o consumo desenfreado é uma das rações para o nosso planeta estar tão maluco assim, pois viver a moda e estar nela não significa trocar de carro a cada ano, nem ter o último aparelho celular, nem a TV mais ultra moderna. As coisas não são descartáveis nem tem a obrigação de acompanhar o ritmo dos avanços da tecnologia tão imediatista.

Mas realmente é super difícil o controle sobre a vontade de comprar tudo o que é novo e bonito. Então qual é a saída? É esse sentimento de cuidado e carinho por tudo que somos, possuímos ou desejamos. Viver na moda é criar histórias e relações com o que possuímos também, é ter aquele objeto como sua responsabilidade, ou seja, é entender que muitas vezes comprar algo descartável pelo preço não compensa. É bem melhor algo mais duradouro que faça parte do seu acervo, da sua história.

O ministério da moda adverte: Não faça parte da moda descartável, consuma produtos de valores e qualidade. Não compre somente por impulso, procure estabelecer uma inteligência emocional no ato de consumir moda, assim você viverá mais feliz, menos endividado e o planeta agradece.

Quer comentar essa matéria?
http://linyborges.blogspot.com/

* Trecho do blog filmefashion

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei super bacana essa matéria.Hoje em dia precisamos de uma moda mais consciente. Nem tudo que a moda produz é perfeito e traz benefícios, por exemplo, o uso se peles de animais para a fabricação de casacos, bolsas e outros, mostra que cada vez mais o ser humano tem se tornado ignorante em relação ao meio em que vive. Em pleno desastres ecológicos e tantos alarmes de que o mundo precisa da conscientização de todos, um grande número de pessoas continua "vacilando". Por isso precisamos cada vez mais da consciência de todas as áreas, não só da moda, mas de todo morador terráqueo. Ame a moda e odei tudo aquilo que destrói nosso planeta! Sua matéria foi show!