terça-feira, 15 de abril de 2008

E que tal usar a nossa moda?


Eu sei que em todo lugar é assim, sempre temos um referêncial. Isso não só para moda, mas também na arquitetura, música, dramaturgia... enfim, mas a relação comercial entre o Ceará e a moda de (fora) está tomando caminhos retrógrados. Pois bem, vamos explicar:

Observo que a moda cearense vem trilhando por dois novos caminhos inversamente proporcionais, um é o da criatividade, que pode ser observado por "eventos" como Coletivo ou o respeitado Dragão Fashion , também por marcas genuinamente cearenses de criadores que saem das faculdades de moda e querem fazer produtos diferenciados e estilosos, como as marcas Arroz de festa, Inn, Lisblu, Rouge Carmim, Jô-Iola, Melca Janebro , Ruth Aragão, Coccinelle e outras. Esse caminho é algo surpreendente e que certamente trará bons frutos para a consciência de uma moda autêntica e muito comercial, sim!

Outro caminho que está bombando, digamos assim, é o das lojas multimarcas, que não é nenhuma novidade. O novo é a popularização desse estilo de loja, antes eram poucas, agora estão sendo "mania". Uma vez que é muito mais simples e garantia de um bom negócio montar uma loja e comprar produtos, com boa aceitação e qualidade em informação de moda, do que, fabricar. Tudo bem, não precisa fabricar, afinal é outra estrutura e nem todo mundo está disposto para essa jornada dura. Mas, por que só comprar de fora? Por que só Sampa, BH e Rio? Por que não marcas do Ceará também? Por que não temos esse mercado interno, de marcas ou estilistas que produzem para abastecer as multimarcas regionais?

Não é exagero, basta observar alguns locais como Monsenhor Tabosa e Shopping Aldeota. Procurem por lojas mais recentes, e você vai descobrir muitas multimarcas made Sampa. Tá, tudo bem, e qual o problema? Eu adoro as roupas de Sampa, adoro bater perna no Bom Retiro e fazer comprinhas, ou até mesmo aqui em Fortaleza comprar marcas de fora, eu compro mesmo, mas - entendam- não tenho nada contra as multimarcas, só acho que as lojas locais devem começar a observar os estilistas locais também, e abrir espaço para eles.

Algumas lojas de Fortaleza têm um preconceito com o made in Ceará, e não procuram pelo menos experimentar essa nova fase de talentos e marcas autorais. Conheço um exemplo de uma estilista que morou em Sampa bastante tempo e por isso ela conseguiu colocar seus produtos em algumas lojas renomadas de Fortaleza, assinando com seu nome e fabricando no ateliê em Fortaleza ela tem obtido uma excelente aceitação, ou seja, quem compra não procura a etiqueta para saber qual a origem do produto, pois o consumidor final procura um produto bonito, com qualidade e informação de moda e isso a moda cearense tem! Nesse caso, acho que as donas na loja não sabem que ela não é paulista, mas vejam só como é grande a falta de informação. Hellôôô! Nos temos moda sim!

E também não fico só na defesa dos criadores não, cabe aos novos estilistas criarem esse mercado. Tentem, seduzam e coloquem os seus produtos nas lojas sim. Tudo é um processo. Quem sabe isso possa mudar, não podemos querer somente o caminho da independência, quanto maior as parcerias, maior os resultados. Mas, atenção aos preços, também não vale querer colocar preços fora da realidade, tem estilista que acha que preço alto é resultado da valorização do seu produto e aí não vende nada, não adianta fazer bonito, tem que ser o pacote, pelo menos um preço justo. Também não vale querer ter o mesmo preço de marcas ultra conhecidas e que tem uma ultra estrutura que justifica os preços. Esse assunto vem dando o que falar (vejam no blog da Maria Prata o post "mundinho? eu vivo é num mundão")

E agora, toda vez que eu entrar em uma loja multimarcas vou perguntar: Tem roupa de algum estilista cearense, piauiense, soteropolitanos , potiguar... enfim! Vamos abrir o leque!

Foto: Caio Ferreira para Lindebergue Fernandes.

3 comentários:

vitor amaral disse...

Arrasa fina! Sucesso! bjus

Ana Pimenta disse...

Adoreeeeeeeeeiiii Chérie...Já está eleita..hahhahahahahhahahahahhahahahah....Beijos!!!!!

Unknown disse...

Adorei. bjs